A fotografia desde sua criação há mais de 200 anos vem revolucionando a forma que vemos o mundo ao nosso redor, sempre exercendo sua influência e peso nos meios de comunicação áudio visual e impressa.

Nunca fomos tão impactados por essa tecnologia como agora… Em todo lugar você encontra pessoas fotografando com seus smartphones, câmeras digitais ou até mesmo, para os mais conservadores, uma câmera analógica.

Todos querem compartilhar seus registros através de alguma de suas redes sociais. Dentre os principais aplicativos um se destaca: O Instagram. E é sobre esta incrível rede social que irei dar dicas de como se destacar entre seus milhões de usuários.

1 – Visibilidade do Perfil

Se você quer atrair mais olhares para suas fotografias e perfil no Instagram, deixe seu perfil como público. Se deixar como privado muitas pessoas vão deixar de ver e interagir com suas publicações, pois elas só serão exibidas para quem você permitir ser seu seguidor. Como diz o ditado “quem não é visto, não é lembrado”.

Para deixar seu perfil como público é simples, basta acessar seu perfil na última opção no menu inferior do aplicativo, clicar na engrenagem que se encontra no lado direito superior e depois desmarcar a opção Conta Privada.

Quanto mais visibilidade você atrair para seu perfil melhor, portanto use e abuse das opções de compartilhamento de suas publicações em outras redes sociais. As redes que tem integração direta com o Instagram são: Facebook, Twitter, Tumblr, Flickr e Swarm. Com esta forma de compartilhamento você estará divulgando para seus seguidores de outras redes seu perfil, fazendo com que gere mais acessos.

O recomendado é que as suas publicações sejam diárias, não exagere na quantidade de publicações por dia, podem começar a te ver como um usuário chato. Eu por exemplo posto em meu instagram duas vezes por semana, mas já no do leadlovers as publicações tendem a ser diárias de segunda a sexta-feira.

2 – A Foto

Nem sempre o conceito “o que importa é a imagem e não a qualidade”, se enquadra nesta rede social. Fotos com pouca qualidade, tamanhos reduzidos ou em um contexto não muito atrativo, acabam não gerando engajamento com outros usuários.

Antes, pense bem antes na foto que irá realizar. Para que suas fotos tenham destaque e mais interações é preciso ter um olhar mais crítico, analisar o cenário a sua volta e composição antes de realizar o clique. Percorra o cenário, teste vários ângulos até achar o que mais lhe agrada, aquele ângulo que tornará a foto incrível. O foco também é muito importante, sempre foque no objeto que deseja destacar antes de realizar o clique.

Fotos como, por exemplo, em academias, de comidas, ou até mesmo selfies, já não geram tanto engajamento como antes. Isso porque é um assunto saturado e as pessoas acabam se cansando se você sempre posta as mesmas coisas, podendo acabar gerando unfollows em seu perfil… Coisa que você não quer, certo?

Poste fotos sobre seu dia a dia, só que de uma forma diferenciada. Também é legal fotos de paisagens, pessoas interagindo, ricas em detalhes e cores… Até mesmo lugares, no qual você pode estar indicando para seus seguidores visitarem também.

Tudo vai depender do público que você quer alcança… Faça constantes pesquisas em perfis parecidos com o seu, assim terá uma ideia melhor do que já gera resultados para eles. Mas sempre deixe tudo com a cara da sua marca, com o seu toque. Assim você terá uma identidade visual e seus seguidores reconhecerão seu trabalho. Quanto mais específico seja seu nicho, melhor, mais irá atrair atenção do publico que deseja alcançar e poderá se tornar uma referência dependendo de seu conteúdo.

Não exagere nos filtros, não deixe sua imagem com cara artificial. Naturalidade é sempre bem vista, tem fotos que ficam ótimas sem nenhum filtro. Ah, e não se esqueça de utilizar a hashtag #nofilter caso a foto não tenha filtros, combinado? 😀

Tire fotos que você gostaria de ver, sem nada forçado, o resultado será melhor, te garanto. E sempre que der, fuja do comum. Ser autêntico é a melhor forma de manter seu público fiel, as pessoas se cansam de coisas repetitivas com muita facilidade.

3 – A Publicação

Procure sempre realizar as publicações nos horários que as pessoas geralmente estão no celular… De manhã, entre às 07 e 10, quando estamos indo trabalhar, no final da tarde, quando estamos saindo do trabalho, e depois das 21, quando já estamos em casa.

Depois de fotografar, é hora de publicar. Nas configurações da publicação você pode utilizar alguns meios para gerar mais acessos em seu perfil e engajamento na publicação, que são as hashtags e localização.

Coloque hashtags que sejam de acordo com o assunto da foto, de preferência não somente em português, mas em inglês também. Pensando que a maioria dos usuários de lá fala a língua, assim aumentará ainda mais as chances do público certo acessar seu perfil e interagir com suas publicações.

Você sendo usuário Android ou iOS é possível baixar em seu celular vários aplicativos que já possuem hashtags prontas para determinados assuntos, muitas até separam pelas mas utilizadas. O Instagram permite que você utilize até 30 (generosas) hashtags por publicação, elas podem ser postadas nos comentários também!

E não menos importante: Insira a localização, sempre que possível, ao publicar uma foto também informe o lugar onde ela foi tirada na opção ‘Adicionar Localização’, de  modo a atrair mais atenção para sua publicação e conta. Pois quando alguém for até este local e visualizar as fotos que foram tiradas lá a sua irá aparacer para ele, além de que seus usuários também poderão saber aonde a foto foi feita e quem sabe se interessem em conhecer o local.

Em todas as fotos deixe algo na descrição, pode ser uma mensagem, um pensamento, um emoji, um comentário sobre o que está fazendo, o que você quiser. Contudo que seja sempre algo relacionado ao assunto da foto, com conteúdo, que tenha relevância.

4 – Seja Gentil

Sempre que alguém te seguir, veja o perfil desta pessoa, interaja com ela curtindo fotos e comentando se quiser. Essa dica também vale para quem curtir suas fotos ou comentar, você pode responder o comentário, sempre mencionando o perfil dela com um @.

Dessa maneira você irá gerar reciprocidade, provavelmente o usuário irá retornar ao seu perfil, inclusive interagindo mais contigo e suas publicações.
Não seja uma pessoa que fica ostentando muito, as pessoas podem se sentir reprimidas, gerando assim um feedback negativo para seu perfil.

5 – Instagram Stories

O Stories, que é a mais nova funcionalidade do Instagram, permite que você interaja com seus seguidores via fotos ou vídeos (que podem ser ao vivo!) na hora diretamente com a câmera do seu celular ou ainda selecionar alguma que você tenha registrado nas últimas 24 horas na galeria.

O diferencial dele é que esse material fica separado de sua galeria, ele fica posicionado para visualização no topo do aplicativo, tanto para realizar postagens quanto para você ver o que postaram e o conteúdo que lá é publicado expira em 24hrs (igual no Snapchat), exceto as transmissões ao vivo, que você pode salvar e postar depois, mas que se postadas posteriormente vão expirar em 24hrs também! ^^

A organização do Stories é de acordo com horário da postagem, ou seja, se você postou algo pela última vez de manhã e agora já são 20:26, seu Stories estará lá no final da lista, dependendo da frequência de postagens dos usuários que você segue.

O segredo é sempre alimentá-lo durante o dia, em momentos oportunos. Não precisa ser algo de minuto em minuto, pode ser algo por exemplo, a cada duas ou três horas.
Assim será gerando muito mais engajamento com seu público e acessos em sua conta, pois eles estarão vendo seu dia a dia e se quiserem é possível até mesmo responderem os stories que postar.

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