Todo blog que utiliza o Marketing de Conteúdo como estratégia tem uma missão em comum: entregar valor à sua audiência. Ou seja, é preciso estar sumariamente ciente de duas situações: o que ela precisa e o que ela busca.
Sobre o primeiro caso, é importante lembrar que nem sempre os leitores sabem o que realmente precisam. É aí que entra a criatividade e a capacidade que o profissional de Marketing de Conteúdo tem de enxergar a dor do visitante antes mesmo que ele saiba de sua existência.
Porém, neste post vamos falar sobre a outra possibilidade, a de identificar o que sua audiência está conscientemente buscando. Não estamos falando sobre a pessoa que não conhece o seu site e o encontra em mecanismos de busca, e sim da pessoa que já o conhece e que já o visita com frequência.
Para que isso aconteça, é preciso que seu site já esteja ativo, já tenha construído uma audiência retornável e tenha uma autoridade no assunto. É, ressaltando, quando seu visitante já leu seu blog, gostou dele, mas sentiu falta de alguns assuntos. Se esse é o seu caso, acompanhe as sugestões que iremos mostrar abaixo:
1 – Pesquisa Interna
Seu site tem um campo de busca interna para que seus usuários façam essa pesquisa? Caso não tenha, coloque um já!
Esse é um elemento fundamental para seu site. É onde os usuários têm a oportunidade de pesquisar assuntos complementares que eles pensam que podem encontrar no blog.
Com essa caixa de busca, você pode tirar proveito em duas situações:
- Reter o usuário em seu site: Se o visitante gostar do site, é possível que ele utilize o campo de busca para fazer pesquisas extras, e consequentemente passar mais tempo no site;
- Ter um insight sobre o que os usuários buscam: É útil saber o que eles estão buscando e, principalmente, o que não estão encontrando. Se você identificar que há um alto volume de pesquisas sobre um determinado tema, considere escrever um post sobre isso.
Mas como saber o que os usuários buscam na pesquisa interna?
Abra o Google Analytics e, na aba “Comportamento”, na barra lateral esquerda, clique em “Pesquisa Interna”. Fazendo isso você consegue visualizar as palavras-chave que estão sendo buscadas.
Além disso, você tem acesso a outros dados como o total de pesquisas realizadas, o tempo que os visitantes ficaram no site após uma pesquisa, entre outros.
2 – Comentários
Permitir comentários em seu blog é uma maneira simples de engajar sua audiência e criar uma comunidade sobre o assunto. Isso porque, ao permitir que os leitores também participem das discussões, você dá a eles o poder de contribuição.
Há várias plataformas de comentários que podem ser incorporadas em um site, cada qual com suas particularidades.
3 – Emails
Não é mais tão comum que os visitantes utilizem o email como canal para fazer sugestões, críticas ou elogios a um site. É bem mais frequente que isso aconteça nos comentários e nas redes sociais.
Porém, acontece. Principalmente se você deixa exposto um formulário de contato em seu site. Não precisa necessariamente colocar o formulário em todas as páginas, mas um link com um “Fale Conosco” ou “Contato” no rodapé já é suficiente.
Mesmo que esse tipo de comunicação com o leitor seja mais frequente em outros canais, ainda há pessoas que enviam emails com perguntas e sugestões. Faça proveito dessa interação para conquistá-lo. Se ele está tão interessado a ponto de enviar um email para você é porque ele certamente lerá o conteúdo e, possivelmente, compartilhará com alguém.
4 – Pesquisas de opinião
Realizar pesquisas com sua audiência pode ser um tesouro de valiosas informações e insights para você moldar e utilizar em sua estratégia de Marketing de Conteúdo.
Há várias canais para você pedir a opinião de seus leitores. Isso pode ser feito em um post nas redes sociais, um post no blog ou até mesmo pop ups e widgets em seu site. Também há diferentes maneiras de você fazer essas pesquisas, podendo ser tanto de forma objetiva como subjetiva. Vamos exemplificar.
Subjetiva: Sobre o que você gostaria de ler e que ainda não falamos em nosso blog?
Objetiva: Qual o formato de conteúdo você gostaria que começássemos a produzir?
- a) Vídeos;
- b) Podcasts;
- c) Entrevistas;
- d) Infográficos.
Geralmente, pesquisas de opinião costumam ter baixo engajamento. É difícil fazer com que uma pessoa use seu tempo disponível para esse fim, principalmente se a resposta for subjetiva.
Apesar disso, a boa notícia é que as pessoas que respondem é porque estão realmente interessadas. O resultado disso pode se tornar um compilado de ideais de conteúdo sugeridas por pessoas que não só irão ler, mas se sentirão parte do processo.
5 – Redes Sociais
Vamos presumir aqui que seu negócio já tenha uma presença nas redes sociais também. LinkedIn, Twitter, Facebook, Pinterest e Instagram são alguns exemplos de redes populares e que valem a pena o investimento de tempo e dinheiro na construção dessas audiências.
Ampliando a visão para todas as redes, monitore tudo o que está acontecendo. Comentários nos posts que você compartilha podem render algumas ideias, assim como mensagens privadas que os leitores costumam mandar.
Às vezes, nem sempre a ideia vem como uma sugestão, mas como uma dúvida que o usuário possui. Responda-o e faça dessa dúvida um novo post. Isso pode ajudar outras pessoas com dúvidas semelhantes.
Conclusão
As 5 formas citadas acima são maneiras bastante úteis de entender o problema de seus leitores, mas isso não significa que você deve ficar refém dessas sugestões.
Surpreender a audiência também é importante, pois demonstra autoridade, sensibilidade e perspicácia. Ser original e falar sobre problemas inesperados é o que pode diferenciar você de seus concorrentes.
Da mesma forma, ouvir e levar em consideração sugestões também podem diferenciá-lo no mercado, pois demonstra empatia, comprometimento e respeito com seus leitores, clientes e consumidores.