Trabalhar em casa tem suas vantagens, mas é preciso atenção com as possíveis distrações que podem interferir no rendimento. Telefone tocando, barulhos externos e até outras pessoas em casa conversando podem atrapalhar. Portanto, é preciso saber como organizar home-office para que ele seja tão ou mais produtivo quanto o trabalho feito na empresa ou no escritório.
Veja como organizar home-office
Para conseguir conciliar seu trabalho em casa sem se perder com as distrações que podem surgir no lar, vale a pena seguir alguns conselhos. Veja abaixo quatro dicas e saiba como organizar home-office para torná-lo mais produtivo.
1. Não misture o trabalho com a vida pessoal
Você está em casa, mas não esqueça que trata-se de seu horário de trabalho. Portanto, fazer atividades domésticas, ficar na frente da TV, videogames, ou entreter-se com outras distrações só irá servir para atrapalhar sua produtividade. Mantenha o espaço livre desses itens e separe um local da sua casa para servir de escritório, onde você terá foco total nas tarefas do trabalho.
2. Ergonomia é fundamental
Ao trabalhar em casa e por não estar em um ambiente de trabalho formal, a tendência é de que a pessoa mantenha uma postura mais relaxada, sem dar a devida atenção a aspectos ergonômicos.
Isso pode ser muito prejudicial, acarretando em dores, lesões e outros problemas de saúde. Mantenha sempre seu computador no nível dos olhos ou um pouco abaixo, sente-se em uma cadeira confortável, com a postura das costas alinhada no encosto, posicione os antebraços paralelos ao chão e mantenha os pés sempre apoiados em algo fixo.
3. Aproveite a luz natural
O home-office pode ser um solitário e cansativo. Portanto, é preciso utilizar todos os recursos para melhorar seu ânimo. Utilizar-se da luz natural, além da economia de energia elétrica, faz com que você fique mais animado e renda mais. Coloque sua mesa e seus materiais de trabalho próximo ao local com mais janelas, para aproveitar melhor a luz do sol.
4. Faça pausas para descanso
Trabalhar ininterruptamente na frente do computador pode ser cansativo para os olhos e para a mente. Por isso, é importante fazer pausas para descanso. Você pode estipular a melhor forma para organizar essas paradas.
Há quem prefira definir um intervalo de tempo maior, enquanto outras pessoas fazem pausas conforme o cumprimento das atividades diárias. O mais importante é que não haja perda de foco após a pausa. Por isso, vale lembrar da primeira dica: evite distrações.
Se você tem alguma dúvida ou sugestão sobre o assunto, deixe um comentário abaixo e contribua com a troca de ideias. Não esqueça de compartilhar esse artigo com seus seguidores nas redes sociais.