Apesar de muitos o consideraram obsoleto, o e-mail marketing ainda é uma técnica de marketing digital eficaz. Mas ele só vai trazer resultados para a sua empresa se for construído com sabedoria, visando, em primeiro lugar, uma boa taxa de abertura, o primeiro passo para a conversão.
Para garantir o sucesso nessa métrica, o primeiro ponto de atenção é o título. Uma pesquisa da Convince & Convert, empresa americana de consultoria em markting digital, apontou que 33% das pessoas decidem abrir um e-mail baseados somente nessa única linha. Mas uma boa mensagem deve atentar para outros aspectos além do título, como veremos a seguir.
Por que monitorar a taxa de abertura dos e-mails
Antes de saber como assegurar uma boa taxa de abertura dos e-mails, é importante criar uma rotina de monitoramento das métricas, para depois checar com precisão se as medidas adotadas estão dando resultado.
“Acompanhar os clientes pode aumentar a taxa de conversão. Há diversas métricas e tipos de relatórios disponíveis para verificar a eficácia dos e-mails: taxa de abertura, taxa de crescimento da lista, taxa de cliques, taxa de descadastros e o impacto no site”, explica a professora Graziela Hansen, da Universidade de Santa Cruz do Sul, no Brasil.
A taxa de abertura, segundo ela, nada mais é que o número de pessoas que abriram a mensagem, dividido pelo número de pessoas que recebeu. “É uma métrica muito importante para indicar a qualidade do assunto escolhido para o e-mail e o horário de envio. Quando há um baixo crescimento, é preciso investir em estratégias para aumentar a efetividade das mensagens eletrônicas”, frisa a docente.
Veja como aumentar a taxa de abertura
- Construa um mailing
Comprar uma lista de contatos fechada para o envio de e-mail marketing é uma prática muito adotada, mas não recomendada por Graziela. “A maioria dessas listas não traz uma garantia de que o público-alvo será realmente alcançado”, justifica.
“Uma opção para o aumento da base é promover ações para o cadastro voluntário dos clientes. Ao se cadastrar, o cliente ou potencial cliente demonstra interesse, simpatia e afinidade pela empresa ou produto, facilitando a ação de compra e interação”, assegura a professora.
- Use a criatividade dos e-mails
“Ao abrir a caixa de e-mail, as pessoas recebem diversas mensagens de publicidade. Para que a sua se diferencie, é preciso ter estratégias criativas na hora de montar uma campanha”, sugere Graziela. Ela recomenda que, sempre que possível, o e-mail seja personalizado e esteja de acordo com o perfil do cliente.
- Título atraente
Como falamos antes, o título é o que, muitas vezes, convence o usuário a abrir a mensagem. Graziela dá a dica: “O assunto da mensagem deve ser curto e atrair a curiosidade. Para isso, o título não deve ultrapassar os 50 caracteres. Usar a criatividade é fundamental.”
- Conteúdo de qualidade
“O público também é atraído pela qualidade do conteúdo presente nos textos. Pode ser pela maneira bem-humorada com que o texto é escrito, pelas informações contidas ou pelo interesse por promoções específicas”, explica Graziela.
“Textos muito longos não são atrativos. O texto deve ir direto ao ponto para não ‘cansar’ o leitor. É relevante, também, que o Call to Action (CTA) – botão que leva o consumidor à ação de compra – esteja bem visível e logo no início da mensagem”, acrescenta.
- Invista no mobile
“Atualmente os e-mails são lidos em celulares ou tablets. Assim, é necessária a otimização da mensagem para mobile. Para direcionar o público à venda, é importante que sejam criadas estratégias claras, que visam resultados em níveis de engajamento”, conclui a professora.
Fonte: Destino Negócio