Com certeza você já percebeu que cada vez mais as marcas têm investido em anúncios dentro do Facebook. Porém, grande parte das empresas não sabe realmente como anunciar no Facebook de maneira efetiva ou ainda escolher o tipo de anúncio que mais se encaixa com os objetivos do seu negócio.
As dúvidas aumentam quando os empreendedores notam que existem diferentes formatos de anúncio disponibilizados pela rede social…
É aí que vem a pergunta que não quer calar: Como anunciar no Facebook escolhendo o formato ideal de anúncio para a minha empresa?
Se você também faz parte do grupo de pessoas que quer sair na frente e aprender como utilizar os diferentes formatos de anúncios do Facebook Ads para chegar aos seus resultados, a gente te ajuda nessa missão.
Por que anunciar no Facebook?
Que o Facebook é a maior rede social do planeta provavelmente você sabe. Para se ter uma ideia da sua dimensão, no fim de 2016, o CEO do Facebook, Mark Zuckerberg, anunciou que a rede atingiu a marca de 1,8 bilhão de usuários ativos em todo o mundo. Aqui no Brasil, a soma ultrapassa os 100 milhões e só cresce todos os dias.
Com esse número quase inimaginável de usuários reunidos em um único lugar, fica fácil entender por que anunciar no Facebook traz resultados tão significativos para seus anunciantes. A regra é clara: Se as pessoas estão lá, é para lá que as empresas devem ir também, certo?
Os anúncios ganham ainda mais importância quando pensamos no famoso algoritmo do Facebook, que permite que apenas 3% das pessoas que curtem sua página vejam seu conteúdo organicamente. Ou seja, qualquer empresa que realmente busca crescimento por meio do Marketing Digital sentirá a necessidade de investir no Facebook Ads.
As vantagens de anunciar no Facebook são tantas que fica difícil listar, mas escolhemos as principais para você:
1. Segmentação
O Facebook Ads permite que você faça uma segmentação eficiente para atingir seu público-alvo, diferente do Google Adwords, onde pessoas totalmente diferentes das suas personas também irão procurar o tema que levará ao seu site ou produto.
E a gente nem precisa dizer que anúncios segmentados atraem leads mais qualificados a um custo mais baixo, né? Quer coisa melhor?
2. Custo
Por falar em custo, essa é outra vantagem do Facebook Ads quando comparado a outros tipos de anúncios disponíveis. O investimento para anunciar é menor, ideal para pequenas e médias empresas.
Aliás, em muitos formatos de anúncio você pode utilizar praticamente o valor que quiser, desde poucos reais. Assim não tem desculpa para não tentar, né?
3. Atrair leads em estágios diferentes
E já que estamos falando de pequenas e médias empresas, está aí outra vantagem de se anunciar no Facebook: Ao contrário do Google Adsense, o Facebook não depende da busca do usuário.
Ou seja, o Facebook Ads permite que você consiga atrair potenciais clientes que sequer sabiam que tinham um problema e, por isso, jamais buscariam pelo assunto no Google, por exemplo.
Esse benefício é bastante interessante, sobretudo quando a empresa ainda não possui muita autoridade na internet. Muitos usuários poderão curtir a sua página e com os conteúdos disponibilizados por você serão educados de modo a escolher a sua marca na hora de resolver comprar.
4. Acompanhar o anúncio
O Facebook permite que você acompanhe como determinado anúncio se comporta. Mas não adianta nada ter a possibilidade de observar o comportamento dos anúncios se você não faz isso. Analisar as métricas que o Facebook disponibiliza é essencial. Apenas desse jeito você saberá se está indo no caminho certo em direção ao sucesso.
Por isso, é crucial que você saiba que não basta anunciar. É preciso saber como anunciar no Facebook da maneira certa. Principalmente ao pensar que para cada tipo de objetivo existe um formato de anúncio específico.
Parece muita coisa, mas fique tranquilo que não é e a gente vai te explicar agora.
Como anuncio no Facebook com o formato de anúncio ideal? É simples: Identifique qual é o seu objetivo!
Para saber como anunciar no Facebook, antes de tudo, você precisa saber qual é o seu objetivo com essa ação. Seja qual for, curtir, engajar ou atrair fãs, existe um formato de anúncio para cada.
Isso mesmo. De acordo com o que a sua empresa espera que aconteça com o anúncio em determinado momento, o layout e/ou o direcionamento dos anúncios do Facebook mudarão para atingir seus resultados de maneira mais efetiva.
E é justamente isso que deixa mais simples a escolha do formato do seu anúncio. A própria página do Facebook facilita pra gente, ao clicar em ‘criar anúncio’ você verá uma lista de objetivos com seus respectivos anúncios correspondentes. Escolha os que são interessantes para sua estratégia de Marketing Digital e seja feliz:
1. Reconhecimento da marca
Que empresa não quer ser reconhecida no mercado? Não é à toa, toda história de sucesso começa por aí, não é mesmo? Mas como você vai conseguir esse reconhecimento se as pessoas não conseguem ver a sua marca em meio a tantas outras já consolidadas?
Você precisa ser visto e ser visto pelas pessoas certas. E como a gente disse antes, o Facebook possibilita a segmentação necessária para você anunciar para quem quiser. Não tem erro, basta escolher quem irá ver seu anúncio pensando sempre na sua persona e, pronto: Seu negócio ganha aquela ajudinha que tanto necessita, principalmente no início.
Ou seja, o Facebook disponibiliza um formato de anúncio perfeito para que sua marca chegue até as pessoas certas e conquiste, finalmente, o reconhecimento que tanto merece.